terça-feira, 2 de junho de 2009

FINAL DE TEMPORADA NA EUROPA


CAMPEONATO ALEMÃO

Campeão: Wolfsburg

Classificado para Champions League: Wolfsburg, Bayern de Munique e Sttugart

Classificados para UEFA Cup: Hertha Berlin, Hamburgo

Rebaixados: Energie Cottbus, Karlsruhe eArminia Bielefeld

Artilheiro: Grafite 28 gols

Nessa ano tivemos um campeão inedito o Wolfsburg, que comandado por Grafite e Josue, fizeram uma temporada perfeita. O Bayern de Munique tiveram um inicio horrivel mas no final deu uma bela arrancada e conseguiu terminar em segundo. As decepções foram o Werder Bremen e o Bayer Leverkusen que fizeram uma temporada pifia, o Werder na Copa da Alemanha e na UEFA Cup foram muito bem, campeão e vice, mas na Budensliga foi terrivel. Destaque pro Hertha que brigou ate a ultima rodada pelo titulo mas perdeu a força na reta final. O campeonato alemão pra mim é o melhor liga nacional europeia, a mais disputada e com times de otima qualidade.

CAMPEONATO ESPANHOL

Campeão: Barcelona

Classificado para Champions League: Barcelona, Real Madrid, Sevilla e Atletico de Madrid

Classificado para UEFA Cup: Valencia, Villareal

Rebaixados: Real Bétis, Numancia e Recreativo Huelva

Artilheiro: Diego Forlan 32 gols

O campeonato espanhol ja perdeu a graça faz tempo, o Real Madrid e o Barcelona se revezam entre o titulo e o resto briga por vagas nos torneios europeus, e ultimamente o futebol espanhol perdeu boa parte de suas estrelas deixando ainda mais sem graça o campeonato. O Barcelona sobrou esse ano e venceu com tranquilidade, e ninguem tambem ameaçou o segundo lugar do Real Madrid. Esse ano não teve nenhuma supresa mesmo. So o Real Betis, time tradicional da Espanha que foi rebaixado na ultima rodada por criterios de desempate, e nele o otimo jogador Ricardo Oliveira que tinha caido ano passado com o Real Zaragoza, esse ano cai com o Betis, sai zica! Esse tem que voltar pro Brasil e depois ir para um time melhor na europa, joga muito!

CAMPEONATO FRANCÊS

Campeão: Bordeaux

Classificados para Champions League: Bordeaux, Olyimpique de Marselha e Lyon

Classificados para UEFA Cup: Toulose

Rebaixados: Caen, Nantes e Le Havre

Artilheiro: Gignac 24 gols

Depois de mais de 7 anos de hegemonia da equie de Lyon, o Bordeaux se sagra campeão. A muito tempo esse campeonato ja perdeu o charme, mas agora que o Lyon enfraqueceu, deu chances para outros times se tornarem campeão, mas ano que vem acho que Lyon ja volta a vencer o caneco.

CAMPEONATO INGLÊS

Campeão: Manchester United

Classificados para Champions League: Manchester United, Liverpool, Chelsea e Arsenal

Classificados para UEFA Cup: Everton, Aston Villa

Rebaixados: Newcastle, Middlesbrough e West Bromwich

Artilheiro: Cristiano Ronaldo e Anelka 18 gols

O mais forte campeonato da europa tambem nao tevem nenhuma grande supresa. Manchester sobrou no campeonato denovo mas dessa vez Liverpool e Chelsea conseguiram encomodar mais. Arsenal vem numa queda gritante de desempenho, um dos times mais ricos do mundo tem que parar de apostar so em jovens e contratar alguns jogadores experientes e com nome pra ajudar a otima molecada que tem o time do Arsenal. O unico destaque é a queda o tradicional Newcastle para a segunda divisão depois de um temporada para ser esquecida.

CAMPEONATO ITALIANO

Campeão: Internazionale

Classificados para Champions League: Internazionale, Milan, Juventus e Fiorentina

Classificados para UEFA Cup: Genoa, Roma

Rebaixados: Torino, Reggina e Lecce

Artilheiro: Ibrahimovic 25 gols

Vai ser muito dificil tirar o titulo das mãos de Internazionale, Milan e Juventus, é muito grande a diferença entre esses 3 times e o restante do campeonato. Roma, Fiorentina pode encomodar mas dificilmente serão campeões. Ja o resto dos times é so pra cumprir tabela, um ano fazem um bom campeonato depois somem denovo. Destaque pro Genoa que montou um otime time esse ano e brigou ate o final por uma vaga para Champions League e o Roma foi a grande decepção e fez um ano para ser esquecido.

CAMPEONATO PORTUGUÊS

Campeão: Porto

Classificados para Champions League: Porto e Sporting Lisboa

Classificados para UEFA Cup: Benfica, Nacional e Braga

Rebaixados: Beleness e Trofense

Artilheiro: Nenê 20 gols

Porto mais uma vez campeão. Campeonato que a unica emoção é ver qual dos 3 grandes, Porto, Sporting e Benfica, vão ficar fora da liga. O resto dos times servem apenas para cumprior tabela e é praticamente um milagre quando esses times conseguem encomodar os grandes. A decepção foi o Benfica que tinha montado um time forte para essa temporada mas acabou ficando de fora da Champions League

Nenhum comentário: