sexta-feira, 8 de maio de 2009

E VAI COMEÇAR O CAMPEONATO BRASILEIRO


     Nesse final de semana terá inicio o mais competitivo e mais belo campeonato nacional do planeta. O Campeonato Brasileiro. E esse promete ser o campeonato mais equilibrado e mais disputado da era dos pontos corridos. A fórmula é a mesma, pontos corridos, quatro times serão rebaixados, os três primeiros colocados acessarão a fase de grupos da libertadores enquanto o quarto colocado disputará a fase preliminar. Mas o que terá de tão especial esse brasileirão? Simples, os clubes se reforçaram e aderiram novas formas de gestão, além do retorno de grandes jogadores ao futebol brasileiro.
     Como não poderia deixar de ser, as discussões e conversas durante este inicio de campeonato são sempre as mesmas. Quais times lutarão pelo titulo, quem vai ser rebaixo, quem ira surpreender. Não irei analisar todos os times que disputarão o brasileirão, apenas vou comentar sobre os concorrentes ao titulo e sobre os candidatos ao rebaixamento.

Candidatos ao titulo e vagas na libertadores:

São Paulo: o tricolor do Morumbi chega com a maior responsabilidade entre os outros times. Defender uma hegemonia que já dura três anos. O tricolor mostrou que sabe jogar pontos corridos, sabe lidar com a pressão nesse tipo de campeonato e esta com um time melhor do que nos últimos anos em que foi campeão. O São Paulo joga com um conjunto, não tem apenas onze bons jogadores, tem um banco de grande qualidade com jogadores que seriam titulares em muitos times grandes do futebol brasileiro. A maior baixa para este brasileiro será a ausência do ídolo e capitão Rogério Ceni, que ficará fora por aproximadamente 4 meses.

Cruzeiro: esta com o time muito acertado, é um time difícil de ser batido em seu estádio, e também sabe jogar esse tipo de torneio. Conta com um time jovem, rápido e com um bom "poder de fogo". Tem jogadores que desequilibram e tem, na minha opinião, uma das estrelas desse campeonato: o jovem e habilidoso Ramirez. Talvez não mostre toda a sua força neste inicio de campeonato, em virtude de priorizar a libertadores.

Internacional: o colorado esta com um timaço. Jogadores jovens, com muita habilidade e uma velocidade incrível. Como dizem na linguagem popular esta jogando o "fino da bola". Ganhou o estadual aplicando uma goleada, quando joga dá show. Esse é o time do Inter, só não pode repetir a campanha dos anos passados onde mesmo com um grande time se contentou apenas com a sulamericana. O garoto Taison pode pintar como uma grande revelação nesse campeonato.

Grêmio: o tricolor gaúcho montou um time competitivo, com dois bons jogadores no meio de campo: Souza e Tcheco. O primeiro esta jogando um bolão, sendo o melhor jogador desse time em minha opinião. Contam também com bons atacantes. Na libertadores mostrou ser uma equipe forte obtendo o primeiro lugar geral.

Palmeiras: Um bom elenco, mas que ainda precisa aprender a jogar o sistema de pontos corridos. O verdão é conhecido por seus tropeços nos jogos como mandante, algo que não pode acontecer em um campeonato como esse. O Palmeiras tem um bom time do meio para frente, Diego Souza, Clayton Xavier e Keirrison são os grandes responsáveis por infernizar as defesas adversárias.

Flamengo: tem um bom time, que sabe jogar. Utiliza muito bem sua dupla de laterais, que é uma das melhores do Brasil. Agora foi reforçado pela chegada do Imperador. Talvez o principal problema do Flamengo que era os atacantes foi resolvido. Na sua passagem pelo São Paulo o imperador mostrou o quanto pode ajudar a engrandecer o campeonato brasileiro.

Corinthians: manteve a base campeã da serie B e se reforçou com Ronaldo, apontado por muitos como o melhor jogador em atividade no Brasil. Foi campeão paulista de forma invicta, mas na copa do Brasil mostrou que não é imbatível ao levar três gols do Atlético Paranaense. Teríamos que analisar o time do Corinthians no decorrer do campeonato, porque não sabemos como se comportará no longo e cansativo campeonato brasileiro. Muitos apostam no talento de Ronaldo, mas em um campeonato como esse o time não pode depender somente de um jogador.

Candidatos ao rebaixamento:

Avaí: em minha opinião o Avaí é o forte candidato a cair. Falo isso com convicção porque acompanhei os jogos do time durante o campeonato catarinense, e me desculpem os torcedores mas esse time não tem condições nenhuma de brigar por qualquer coisa neste campeonato, a não ser brigar para fugir do rebaixamento. Destacaria desse time apenas o meia Marquinhos, que pode vir a se apresentar como uma surpresa.

Náutico: acredito que esse ano o Náutico não escapa. Arrastou-se no campeonato passado e pelo nível do campeonato esse ano, vai ser difícil permanecer na primeira divisão.

Barueri: Apesar de contar com o atacante Pedrão o time do Barueri não tem condições para se manter na primeira divisão. A não ser que o time jogue se superando a cada jogo fica difícil fugir da degola.

Santo André: dos quatro citados aqui acredito que o Santo André é o único que poderia escapar. Talvez incomode nos jogos em casa e pode surpreender em outros, mas como falei antes, o nível deste campeonato e os times que estão disputando acho difícil o Santo André escapar.

Surpresa do campeonato:

Botafogo: acredito que o fogão poderá surpreender neste campeonato e até "cutucar" uma vaguinha na libertadores. O Botafogo esta com um conjunto muito bom, têm excelentes atacantes e um jogador que desequilibra: Maicossuel (pena que pode estar de partida do glorioso). O Botafogo mostrou ser um time muito competitivo ao buscar dois gols na final do carioca, não tendo a mesma competência nos pênaltis. Torço para que o Fogão faça um bom campeonato, pois já esta na hora de termos o futebol do Rio jogado em alto nível.

     É claro que são apenas palpites, o jogo é jogado, no campo os times se transformam e podem se tornar grandes surpresas.

Nenhum comentário: