terça-feira, 26 de maio de 2009

ANALISE TATICA: BARCELONA x MANCHESTER UNITED



Nessa quarta teremos oque podemos dizer ser o jogo mais esperado do ano, a final da Champions League, um dos torneios de maior importancia no cenario do futebol mundial. O jogo vai acontecer no estadio olimpico de Roma entre oque muitos dizem ser os dois melhores times da atualidade, Barcelona contra Manchester United.

Uma final que todos queriam ver, que alem de todo o espetaculo vai ter um duelo particular entre Messi e Cristiano Ronaldo, acredito que o vencedor dessa partida vai se sagrar o Melhor Jogador do Mundo pela Fifa. Apesar que para mim quem esta merecendo esse titulo é Lionel Messi por tudo que fez durante a temporada. Apesar que os dois jogadores geralmente não jogarem bem em jogos decisivos, principalmente Messi, nesse duelo acredito que Cristiano Ronaldo vai sair ganhando.

Esse é um jogo dificil de saber quem vai se consagrar campeão, mas para mim o Manchester United larga na frente por possui uma base vitoriosa que foi campeã de tudo temporada passada. Alem de ter um sistema defensivo mais solido que o do Barcelona, que é o grande ponto fraco do time de Guardiola. Outro ponto fraco que encontro no Barcelona é que quando anulam Messi o time não rende e não consegue agredir.

Aqui vai a analise dos provaveis times que vão entrar em campo nessa final na minha visão.

BARCELONA

Defesa

O grande ponto fraco do Barcelona, Valdes apesar de fazer algumas defesas milagrosas não passa aquela confiança pro time, a dupla de zagueiros não é da melhor, Pique é mais esforçado do que talentoso, num jogo decisivo desses a falta de experiencia pode pesar. Puyol jogando de lateral direto na ausencia de Daniel Alves, vai perder em apoio ao ataque mas melhora na parte defensiva, pra mim a falta de Daniel Alves vai ser o maior desfalque porque boa parte das jogadas ofensivas partiam dele.

Meio-Campo

Keita joga como cabeça de area, vai jogar apenas na marcação, sozinho não vai conseguir deter o poderio ofensivo do Manchester, Xavi ou Iniesta vai ter que subir menos ao ataque para ajudar Keita na marcação. Xavi e Iniesta formam uma boa dupla de meio campo, nem muito ofensivo e nem defensivo, com otimo passe e chute, mas chutar de fora da area é coisa que o Barcelona faz pouco, não gosto desse esquema que o Barcelona joga, sem um homem de criação, mas vem dando muito certo jogando apenas pelas pontas não tem porque mudar.

Ataque

O ataque do Barcelona é um ataque dos sonhos. Os 3 atacantes extremamentes velozes e finalizadores. Tem Messi que pra mim é o melhor jogador dessa temporada, que consegue sozinho decidir um jogo. O Barcelona conta com a experiencia e habilidade de Henry, ele joga muito bem aberto pelas pontas e tem um chute venenoso, o problema é que ele vem de contusão mas não tem como deixar um craque desses no banco. Etoo que fez um inicio de ano arrasador deu um recaida nessa reta final de temporada, mas sua velocidade para puxar contra ataque pode ser uma arma fatal para o Barcelona. O problema desse ataque é que eles nao tem muita caracteristica defensiva oque acaba sobrecarregando muito os homems do meio-campo do Barcelona e se o Manchester conseguir anular um dos pontas o time não consegue agredir.

MANCHESTER UNITED


Defesa

Esse é o sistema que acho que o time ingles tem vantagem em comparação ao Barcelona. Vidic e Ferdinand é a dupla que ganhou com o Manchester tudo ano passado e é considerando uma das melhores defesas do futebol atual. Zagueiros muito tecnicos e com otimo posicionamento. Ferdinand regular como sempre e Vidic que desde temporada passada vem se destacando demais na defesa do Manchester. O´shea fara um lateral mais defensivo e Evra apesar de ser mais ofensivo nesse jogo vai ficar muito preso para poder anular o principal jogador do Barcelona, Lionel Messi.

Meio-Campo

Ferguson tem bastante opções para montar esse meio-campo. Mas acredito que ele vai entrar com Carrick na marcação e com Anderson fazendo a ligação entre meio-campo e ataque alem de poder puxar otimos contra-ataques. Ferguson pode optar por entrar com Scholes que traz uma melhor marcação e troca de passes alem da experiencia do vencedor meio-campo do Manchester que pode pesar bastante numa decisão como essa. E jogando mais aberto acredito que entre Giggs pela experiencia e pelos belos cruzamentos que ele da, poderia jogar Park mas o coreano é so velocidade e joga mais pelo meio, Giggs traz uma maior consistencia pro time alem de botar respeito.

Ataque

Essa area os dois times se equivalem, Cristiano Ronaldo aberto pela direita e as vezes caindo pelo lado esquerdo do campo é de infernizar qualquer defesa com seus belos dribles e arremates de longa distancia. Se o portugues não tiver uma marcação homem-a-homem vai desiquilibrar a partida porque a defesa do Barcelona ja não é isso tudo e o lado esquerdo defensivo do Barcelona é mais fraco ainda em materia de marcação, o jeito seria improvisar um zagueiro na lateral esquerda para marcar Cristiano mas perderia muito poder ofensivo. Rooney que junto com Cristiano Ronaldo são os melhores jogadores do time, a raça e a habilidade se misturam formando um atacante diferenciado, ultimamente Rooney vem jogando mais recuado e abrindo pelas pontas armando as jogadas, mas sempre entrando na area como elemento supresa, jogador incansavel e idolo da torcida. Acredito que Ferguson vai apostar em Berbatov, atacante goleador e com maior presença de area, alem de segurar muito bem a bola la na frente para os jogadores que vem de tras como Cristiano e Rooney finalizarem. No banco tem a opção de entrar Tevez que tem caracteristicas semelhantes a de Rooney, mas com Tevez em campo o time perde presença de area mas pra jogar no contra-ataque é a melhor opção.

Nenhum comentário: