terça-feira, 19 de maio de 2009

BRASILEIROS EM OUTRAS SELEÇÕES


Nessa terça-feira o tecnico Joachim Löw convocou a seleção alemã para os amistosos contra China e Emirados Arabes, nela teve uma grande supresa que foi a convocação do brasileiro Cacau.

Hoje aos 28 anos, Cacau chegou na Alemanha com 19 para jogar a quinta divisão pelo Türk Gücü, mas ele começou a se destacar em 2003 jogando pelo Stuttgart e desde então vem sendo um dos principais artilheiros da Budengsliga.

Na Europa a naturalização de atletas de outros paises esta se tornando algo comum, principalmente a naturalização de africanos e sulamericanos. É praticamente impossivel encontrar uma seleção da Europa sem algum jogador naturalizado. Na Alemanha temos os brasileiros Cacau e Kurany, e os poloneses Klose e Podolski. Na Croacia temos o brasileiro Eduardo da Silva, na Italia o argentino Camaronesi e por ai vai. Na seleção da França acredito que seja o maior caso de jogadores naturalizados, temos os africanos Thuram, Malouda, Fontaine, Makelele, Evre e Viera entre outros.

Eu acho ridiculo esse negocio de naturalização de jogadores, penso que cada um deve defender as cores do seu país, como fez o gales Giggs mesmo sem ter oportunidade de disputar uma copa com a fraca seleção do Pais de Gales, sempre recusou a proposta de defender a seleção da Inglaterra. Outro exemplo é o argentino Lionel Messi, que foi contrato pelo Barcelona quando ainda era uma criança, e os espanhois tentaram de tudo para naturaliza-lo mas Messi preferiu defender a Argentina, coisa que nao ocorreu com o checo Bojan do Barcelona.

Isso ta ficando cada vez mais comum e vai acabar perdendo a graça torcer para sua seleção sem ter quase nenhum jogador do seu país, os torcedores vão parar de se identificar pela seleção dos seus paises. E daqui apouco deve começar a rolar, isso se ja não rola, de federações pagarem para jogadores se naturalizarem e jogarem pelos seus paises.

Ainda bem que no Brasil vai ser dificil isso acontecer, porque jogador bom temos de sobra aqui.

Confira a lista de convocados da Alemanha:

Goleiros: Robert Enke (Hannover 96/ALE) e Manuel Neuer (Schalke 04/ALE)

Defensores: Arne Friedrich (Hertha Berlim/ALE), Andreas Hinkel (Glasgow Rangers/ESC), Robert Huth (Middlesbrough/ING), Philipp Lahm (Bayern de Munique/ALE), Marcel Schäffer (Wolfsburg/ALE), Christian Träsch (Stuttgart/ALE) e Heiko Westermann (Schalke 04/ALE).

Meio-campistas: Christian Gentner (Wolfsburg/ALE), Thomas Hitzlsperger (Stuttgart/ALE), Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique/ALE), Tobias Weis (Hoffenheim/ALE), Marcell Jansen e Piotr Trochowski (Hamburgo/ALE).

Atacantes: Lukas Podolski (Bayern de Munique/ALE), Cacau e Mario Gómez (Stuttgart/ALE).

Nenhum comentário: