Essa é a seleção Européia de 2008/2009 baseada nas minhas idéias (Diogo), muitos podem achar errado ou que fariam diferente, então.. comentem sobre isso.
Julio Cesar Daniel Alves Ferdinand Vidic Fabio Aurélio Ronaldo Gerrard Xavi Messi Ibrahimovic Grafite
Técnico: Felix Magath
Explicações:
Júlio César - Internazionale (Calcio): De goleiro bom e confiável, a idolo absoluto, foi a melhor temporada que eu vi de Julio Cesar, tanto na seleção, no Calcio e na UCL.
Julio foi um dos, senão o maior nome para explicar o Tetra campenato da Inter de Milão.
Daniel Alves - Barcelona (La Liga): O primeiro ano de Daniel no Barça, mostrou todo seu talento que já conheciamos no Sevilla, de jogador superestimado do Sevilla, a titular absoluto do Barcelona, mostrando todo o seu valor.
Rio Ferdinand - Manchester United (Premier League): Eu nunca vi um zagueiro tão regular nesses últimos tempos, a calma que Ferdinand possui é monstruosa, é dificil ver uma má atuação de Rio em algum jogo. Faz par com Vidic, formando para mim, a melhor zaga do mundo.
Nemanja Vidic - Manchester United (Premier League): Vidic vem se destacando cada vez mais no United, mas essa temporada foi seu maior pulo, para a elite de zagueiros. Seu parceiro Ferdinand ficou algum tempo machucado, então Vidic teve a importância de conseguir fazer o papel dos dois. Sem contar com gols importantissimos de cabeça.
Fábio Aurélio - Liverpool (Premier League): O brasileiro, vem provando que conseguiu crescer muito com a camisa do Liverpool, além de um ótimo defensor, Fábio vem monstrando que seu lado ofensivo é ótimo também. Conseguiu arrancar a titularidade para ele, e marcou gols importântes de falta para os Reds.
Cristiano Ronaldo - Manchester United (Premier League): Muitos falaram que seu começo de temporada foi horrivel, devido sua cirurgia, e que essa temporada o melhor do mundo, seria mero cuadjuvante no time. Mas ele mostrou ao contrário, foi o jogador mais importante para a classificação da final da UCL, artilheiro do time na EPL, marcando gols em vários jogos importantes.
Xavi Hernanes - Barcelona (La Liga): O motor que sustenta o grande time do Barcelona, todas as bolas passam por ele, sua regularidade é gigantesca, não se ve um mau jogo dele.
Além de ter sido o melhor jogador da Eurocopa em 2008, e campeão pela Espanha.
Steven Gerrard - Liverpool (Premier League): Mesmo o Liverpool não conseguindo nenhum titulo esse ano, a grande fase e a luta constante com o United até a penultima rodada, foi as custas dele, com certeza o melhor meio campista inglês da temporada, ele é o lider do time, e também o mais decisivo.
Lionel Messi - Barcelona (La Liga): O estouro dele esse ano, após ficar em 2º lugar denovo como melhor do mundo, só mostrou o que está pra vir, essa temporada Messi foi o mais decisivo pelo Barcelona, ficou em segundo como maior artilheiro do time na temporada, e é o artilheiro da UCL, tem tudo para ser o melhor do mundo esse ano, coisa que descobriremos provavelmente após a final da Liga dos Campeões.
Zlatan Ibrahimovic - Internazionale (Calcio): De Julio Cesar para frente na Inter, foi o único que fez algo, quer dizer, ele fez tudo, Ibrah, sofreu com falta de companheiro no ataque esse ano, muitas vezes era Balotelli, mas não possui toda habilidade pra formar um grande ataque com o sueco. O jeito foi resolver tudo sozinho, como fez em muitos jogos, levando a Inter ao Tetra.
Grafite - Wolfsburg (Bundesliga): A grande supresa do ano, Grafite mostrou essa temporada o tão matador que é, fazendo dupla com Dzeko, levaram os Lobos, ao inédito titulo da Bundes.
Grafite foi o artilheiro da temporada na Alemanha com 28 gols.
Técnico: Felix Magath (Wolfsburg)
Poderia falar de Guus Hiddink em resurgir o Chelsea após horrivel fase na EPL, ou de Guardiola, que como primeira vez como técnico, recriou o time dos sonhos do Barcelona, ou mesmo de Sir Alex Ferguson, em fazer o Manchester jogar mais uma perfeita temporada recheada de titulos.. mas não.
Ninguém esperava que Wolfsburg fosse campeão, time que subiu para a elite do futebol alemão, apenas em 1997, e agora entrando para história, Felix fez mágica.
Irei falar rapidinho sobre a seleção européias reserva dessa temporada, para aqueles que foram ótimos também.
Reservas:
Casillas - Real Madrid (La Liga): Mesmo não tendo sucesso na La Liga, levou a Espanha a ser campeã na Eurocopa, com certeza é um ótimo goleiro, e não tem culpa no ano sem titulos do Real Madrid.
Maicon - Internazionale (Calcio): Maicon titular absoluto no time da Inter, defende bem, faz gol, supreendeu.
Carragher - Liverpool (Premier League): Fez ótima temporada defendendo o Liverpool, um dos mais importantes e regulares do time na temporada, fez o que pode, mas esse ano ficou sem titulos.
Alex - Chelsea (Premier League): O brasileiro supreendeu, conseguindo esse ano varias vezes ser titulas, no lugar de Ricardo Carvalho, Alex além de ser muito seguro na vaga, fez alguns gols importantes, tem também ótimas e poderosas cobranças de falta.
Evra -Manchester United (Premier League): Evra merece também prestigio pela ótima temporada do United, faz parte da defesa, e com certeza uma das melhores do mundo, Patrice vem cada vez sendo mais seguro, além de ser muito rápido, dando inicio de lances de gol.
Lampard - Chelsea (Premier League): Frank o melhor jogador da temporada pelo lado do Chelsea, se destacou muito, é o jogador mais importante do time, e com certeza um dos mais decisivos, foi um grande ano para ele, pena que parou nas semi finais da UCL, no escandaloso jogo contra o Barça.
Iniesta - Barcelona (La Liga): Iniesta faz dupla com Xavi, na meiuca do Barcelona, com ótimos passes, lançamentos e chutes ao gol, importante com o titulo da Espanha, Barcelona, e marcou o gol que levou o Barça a final da UCL.
Carrick - Manchester United (Premier League): Um dos jogadores mais inteligentes que já vi, pouco famoso, porém comanda o meio do United, titulas absoluto, com seus lançamentos e desarmes precisos, esse ano também, fez gols importantes para o titulo do United na EPL.
Del Piero - Juventos (Calcio): Del Piero, com certeza, o jogador mais importante e decisivo da Juventos, esse ano voltou a jogar demais, com muitos gols de falta e a regularidade em campo que só ele tem.
Dzeko - Wolfsburg (Bundesliga): Dzeko ao lado de Grafite, levou o Wolfs ao titulo inédito no campeonato alemão, ambos bateram recorde, na dupla que mais fez gols na bundesliga.
Rooney - Manchester United (Premier League): Wayne enquanto Ronaldo estava fora por cirurgia, foi quem comandou o United por bom tempo, autor do unico gol no mundial de clubes, Rooney esse ano, foi recuado em alguns jogos, pois tem uma enorme visão em movimentação de jogo, além de ter feito muitas assistencias foi o segundo maior artilheiro do time.
Técnico: Guus Hiddink (Chelsea)
Esse Russo faz mágica. Após a má fase de Felipão no Chelsea, Hiddink, resurgiu a grande fase dos blues, os levando devolta as primeiras posições na EPL, e trazendo uma boa temporada para o Chelsea. Levou também os blues a semifinal pertubada da UCL.